Pesquisador da Mayo Clinic ganha reconhecimento por estudo em demência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2011 às 1:00

A Academia Americana de Neurologia (AAN) outorgou o prêmio Potamkin Prize de 2011 ao neuropatologista Dennis Dickson, da Clínica Mayo, campus de Jacksonville, Flórida, que é catedrático da "Robert E. Jacoby Professorship" para Pesquisa da Doença de Alzheimer. O prêmio será entregue durante o 63º encontro anual da AAN, no dia 14 de abril, em Honolulu, Havaí.

O Potamkin Prize, cujo objetivo é ajudar a atrair as melhores mentes da medicina e os mais dedicados cientistas do mundo ao campo da pesquisa da demência, distingue pesquisadores por seus esforços para aprimorar a compreensão da doença de Pick, doença de Alzheimer e outros distúrbios relacionados.

Os pesquisadores recebem o reconhecimento pelas atividades de pesquisa relacionadas à pesquisa neuropatológica, de grande abrangência, na área de distúrbios neurodegenerativos e em estudos minuciosos sobre a proteína tau - foco também da pesquisa dos médicos da Alemanha.

A tau, diga-se de passagem, é uma proteína que se acumula em emaranhados nas células nervosas dos cérebros de pessoas com a doença de Alzheimer e outros distúrbios, que são chamados de "taupatias". Em parte por causa de suas pesquisas, os cientistas acreditam agora que a tau exerce um papel crítico no desenvolvimento da demência em casos de doença de Pick e doença de Alzheimer, bem como de problemas de movimento em casos de paralisia supranuclear progressiva (PSP) e outros distúrbios parkinsonianos atípicos.

A pesquisa ajuda a identificar alvos e métodos de tratamento, para aperfeiçoar a precisão de diagnósticos, o que pode ser considerado os primeiros passos nos esforços de desenvolvimento de novas terapias e de prevenção de doenças.

"Os esforços dos clínicos e cientistas, com os quais trabalho, promovem descobertas que consequentemente resultarão em melhores diagnósticos e tratamento dessas doenças ainda sem cura", declara o neuropatologista. "A Clínica Mayo também garante um apoio extra ao laboratório de neuropatologia e ao banco de cérebro. Além disso, nossos pacientes dão uma contribuição extraordinária, por sua participação nas pesquisas e da filantropia", explica.

Para informações sobre tratamento da doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outros distúrbios neurológicos na Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, entre em contato com o departamento de serviços internacionais pelo telefone 1-904-953-7000 ou envie um e-mail para [email protected].

* Com informações da SPMJ Comunicações