Aula de automassagem inspira-se na medicina chinesa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/03/2011 às 0:05

Neste sábado (2/4), das 9h às 12h, o médico acupunturista e terapeuta corporal Marcos Freire Júnior promove aula de automassagem em Bairro Novo (Olinda), no Recife.

A atividade terá como base a medicina chinesa e a anatomia humana, a fim de mostrar como a automassagem promove a circulação de sangue e energia, além do desenvolvimento do espírito e fortalecimento do corpo.

Para que a gente entenda um pouco mais sobre a medicina chinesa, vale citar um trecho que está no artigo Psicologia e acupuntura: aspectos históricos, políticos e teóricos, publicado no periódico Psicologia: ciência e profissão (2007). O autor, o psicólogo acupunturista Delvo Ferraz da Silva, que é especialista em fisiologia humana aplicada à medicina, reproduz um trecho do livro Cronobiologia chinesa, de G. Faubert e A. P. Crepon. Confira abaixo:

"Segundo a tradição chinesa, o ser humano constitui uma só entidade energética, e não é suscetível de ser dividido. O psiquismo não pode, portanto, em caso algum, ser dissociado do físico: ambos representam manifestações diferentes da mesma energia, eles seguem as mesmas leis e estão em interdependência completa, como as duas faces da mesma folha de papel. No caso de perturbações, seja do psiquismo ou do organismo, não se poderia, em absoluto, tratar de um sem referência ao outro...".

De maneira mais sintética, então, podemos dizer que, com base na medicina chinesa, não adianta tratar os sintomas do corpo sem cuidar das angústias da nossa mente e vice-versa. :) Ah, e para saber detalhes da aula de automassagem, inspirada nesse conhecimento, basta ligar para os telefones 81 3439-2532 / 81 8821-7294.