Antirretroviral usado por pacientes com aids é distribuído pelo Ministério da Saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/03/2011 às 15:00

As 700 unidades dispensadoras de medicamentos do Brasil, presentes em todos os Estados e no Distrito Federal, já estão abastecidas com o medicamento antirretroviral atazanavir 300 mg - um dos 20 utilizados no tratamento da aids e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 33.250 pessoas com aids tomam o atazanavir 300 mg no Brasil. A droga é utilizada, geralmente, em esquemas terapêuticos iniciais - ou seja, em pacientes adultos que estão começando o tratamento.

Cerca de dois milhões de cápsulas, componentes do primeiro lote do medicamento previsto para entrega em 2011, tiveram a distribuição concluída no fim da última semana. A quantidade é suficiente para abastecer o Brasil até meados de junho. Outros 2,9 milhões de cápsulas, também do primeiro lote, aguardam certificação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e devem ser entregues nas próximas semanas.

Uma segunda remessa da formulação de 300 mg, com 4,9 milhões de cápsulas, está prevista para chegar ao País até o fim de abril. O terceiro e quarto lotes do medicamento (também com 4,9 milhões de cápsulas, cada um) deverão ser entregues no segundo semestre, em agosto e dezembro.

No total, ainda serão distribuídas mais 14,7 milhões de cápsulas, até o final do ano. Cada remessa garante estoque por aproximadamente quatro meses.

O medicamento existe também na formulação de 200 miligramas, cujo estoque está regularizado em todo o País. Aproximadamente 7,5 mil pacientes utilizam a formulação de 200 mg.

No início de março, o departamento de doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, emitiu nota técnica orientando os serviços de saúde para a substituição, quando necessário, do atazanavir 300 mg por outros medicamentos de mesma classe e eficácia.

"Adotamos todas as medidas para que não houvesse descontinuidade no tratamento dos pacientes de aids do País que utilizam este medicamento", afirma o diretor do departamento, Dirceu Greco.

O Brasil é um dos países que oferecem acesso universal ao tratamento da aids. Todos os portadores do HIV residentes no País que desenvolvem a doença recebem os medicamentos através do SUS. Atualmente, 200 mil pessoas recebem os medicamentos antirretrovirais. Metade deles é produzida por laboratórios nacionais e a outra metade é importada – como é o caso do atazanavir.