anticoncepcional

Qlaira: benefícios e contra indicações do anticoncepcional

Qlaira é um anticoncepcional da farmacêutica Bayer que utiliza um componente idêntico ao estrogênio produzido pelo próprio organismo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/03/2011 às 0:01 | Atualizado em 20/09/2023 às 9:24
Foto: Pixabay
Apesar do avanço, o anticoncepcional pode demorar mais de uma década para chegar ao mercado FOTO: Foto: Pixabay

Todos os contraceptivos disponíveis no mercado são seguros e eficazes. Para escolher entre tantas opções, é necessário consultar o médico para entender as contraindicações e adequações ao seu corpo.

O Qlaira é um dos contraceptivos orais mais conhecidos, ele é produzido pela farmacêutica Bayer e é indicado para prevenir a gravidez.

Formulado com valerato de estradiol, componente idêntico ao estrogênio produzido pelo organismo da mulher, o produto entre outras coisas, colabora para a redução do fluxo menstrual.

"Ainda existem muitos mitos em relação à pílula. O fato de ter uma opção com estrogênio natural muda exatamente essa percepção de medo que algumas mulheres ainda possuem", explica o ginecologista Carlos Alberto Petta, da Universidade Estadual de Campinas.

"A escolha da mulher e a decisão do médico se baseiam geralmente nos benefícios adicionais à anticoncepção", completa.

Enquanto algumas pílulas evitam a gravidez e ajudam a diminuir o inchaço corporal no período menstrual, outras também ajudam na diminuição de vários outros sintomas da tensão pré-menstrual.

Sobre o uso de Qlaira, é fundamental este alerta: não é pelo fato de ser natural que esse anticoncepcional deve ser usado por qualquer mulher.

O mastologista Afonso Nazário, chefe do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que é necessário levar em conta as particularidades de cada paciente ao prescrever um método contraceptivo.

"Aquelas que já estão acostumadas com a pílula que tomam habitualmente não precisam mudar. E é bom ficar claro que a singularidade de cada paciente é um quesito primordial na prescrição de qualquer contraceptivo", ressalta.

Qlaira é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática e após a menopausa. Pacientes com insuficiência renal precisam consultar o médico.

>> CREATININA ALTA: Qual valor de creatinina é considerado insuficiência renal?

Apesar de (ainda) não ser prescrito para as mulheres que já tiveram trombos e embolia pulmonar, Qlaira pode ter seu uso prolongado e sem interrupção para mulheres sem riscos para tomar pílulas.

"Além de possibilitar um bom controle do ciclo menstrual, o novo contraceptivo pode ser prescrito com segurança até a menopausa para essas mulheres", acrescenta César Eduardo Fernandes.

Benefícios do Qlaira

Por causa de suas características, Qlaira apresenta outros importantes benefícios também observados nos demais anticoncepcionais orais de baixa dosagem.

Entre eles, estão:

  • menor incidência de cólica menstrual;
  • diminuição da ocorrência de cistos ovarianos;
  • diminuição de endometriose;
  • redução de risco para doença fibrocística da mama;
  • redução de risco de alguns tipos de câncer, como o de útero.

Sobre o componente progestagênico de Qlaira, o dienogeste, vale informar que ele possui características muito semelhantes às da progesterona (o progestagênico produzido pela mulher) e, por isso, pode ter efeitos semelhantes ao da própria progesterona.

Qlaira diminui o fluxo menstrual

Os estudos clínicos realizados para o desenvolvimento deste novo contraceptivo demonstraram que suas usuárias deixaram de sangrar em 18% a 22% dos ciclos por que passaram enquanto tomavam Qlaira.

"Além do fato de que algumas mulheres podem deixar de ter o sangramento entre as cartelas, os estudos também apontaram que o sangramento, quando ocorre, pode vir durante menos dias e com intensidade de fluxo reduzida", sublinha César Eduardo Fernandes.