SMS fornece detalhes sobre as unidades do Farmácia Popular

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2011 às 15:30

Basta enviar mensagem de celular para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos) que, em poucos segundos, o usuário do Farmácia Popular receberá resposta com sugestões de unidades do programa mais próximas à residência.

No visor do telefone, aparecem informações sobre o nome, o endereço e o telefone de até três farmácias onde o usuário poderá obter, de graça, medicamentos para hipertensão e diabete. A mensagem via SMS é uma das ações inovadoras (e sem qualquer custo à população) da campanha informativa Saúde não tem preço, coordenada pelo Ministério da Saúde e que segue até o dia 28 de março.

O serviço de recebimento de informações sobre os estabelecimentos conveniados ao programa através de torpedo estará disponível durante 30 dias. A população ainda terá acesso a mais informações sobre o Farmácia Popular e os medicamentos disponíveis no programa pelo hotsite www.saudenaotempreco.com.

Hipertensão e diabete - Desde o último dia 14, a população brasileira passou a ter acesso gratuito a 11 medicamentos para hipertensão e diabete nas mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui tem Farmácia Popular e também nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa. Para obter os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabete, o Aqui tem Farmácia Popular oferece mais 13 tipos de medicamentos com 90% de desconto utilizados no tratamento de asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.

Orientações - Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabete oferecidos por meio do Farmácia Popular são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. É o farmacêutico que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Princípios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Aqui tem Farmácia Popular:

- Hipertensão

Captopril 25 mg, comprimido

Maleato de enalapril 10 mg, comprimido

Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido

Atenolol 25 mg, comprimido

Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido

Losartana Potássica 50 mg

- Diabete

Glibenclamida 5 mg, comprimido

Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido

Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido

Cloridato de metformina de ação prolongada 500 mg

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)

Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml

Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml

Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)

Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)