Brasil é líder internacional em pesquisa em medicina tropical

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/01/2011 às 15:00

Artigo publicado na edição de janeiro da revista The Economist destacou o Brasil como líder internacional em pesquisa em medicina tropical. O título sugere que o nosso país é destino promissor para jovens cientistas do mundo todo: “Go south, young scientist” (algo como: Vá para o sul, jovem cientista).

O texto ressalta que, além de o Brasil ter uma comunidade científica atuante, o investimento financeiro do governo em pesquisa é alto: 1% do Produto Interno Bruto (PIB), quase o dobro da média dos demais países da América Latina.

Os investimentos do Ministério da Saúde também têm impacto nesses investimentos: desde 2003, orienta grande parte de seus recursos a linhas de pesquisa relacionadas às doenças “negligenciadas”, também chamadas de doenças infecciosas da pobreza (dengue, doença de Chagas e malária, por exemplo). De 2003 a 2009, o ministério investiu R$ 82,4 milhões em centenas de projetos nessa área. Não à toa, o Brasil está no topo da lista de países que financiam pesquisa em dengue, segundo a GFinder List, instituição inglesa que realiza levantamento anual de pesquisas.

O número de pesquisadores brasileiros e de publicações em revistas científicas também está crescendo. São formados anualmente 10 mil PhDs – dez vezes mais do que 20 anos atrás. Entre 2002 e 2008, a participação de pesquisadores brasileiros na publicação de artigos científicos cresceu de 1,7% para 2,7%.

Ainda tem aumentado a colaboração de cientistas brasileiros em artigos de pesquisadores de outras partes do mundo: 30% dos artigos assinados por brasileiros têm um coautor estrangeiro atualmente.

* Com informações do Ministério da Saúde