Prevenar-13 é submetida à Anvisa para adultos acima de 50 anos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/01/2011 às 17:30

A Pfizer acaba de solicitar aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da indicação de Prevenar 13 (vacina pneumocócica 13-valente conjugada) para adultos acima de 50 anos de idade. Atualmente, o imunizante é indicado para crianças até 6 anos, oferecendo a mais ampla cobertura na imunização contra doenças pneumocócicas nessa faixa etária.

O processo está sob a análise da Anvisa, e a previsão é de que até o fim deste ano a agência conclua a avaliação do pedido da Pfizer. A companhia também já submeteu Prevenar 13 para adultos à aprovação da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, e da European Medicines Agency (Emea), na Europa, com expectativa de conclusão para outubro de 2011 (FDA).

Importante frisar que as doenças pneumocócicas (DPs) são mais prevalentes nas faixas etárias extremas - ou seja, até os 6 anos e a partir dos 50. Nesses indivíduos, a DP é mais grave e impactante. “A indicação da Prevenar 13 aos adultos é uma forma real de proporcionar à população a oportunidade de se prevenir contra doenças tão impactantes como as pneumocócicas”, ressalta o diretor médico da Pfizer, João Fittipaldi.

Produzida pela Pfizer, a Prevenar 13 previne contra a doença pneumocócica invasiva, que inclui sepse e bacteremia (infecção da corrente sanguínea), meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal), pneumonia bacterêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões), bem como a doença pneumocócica não invasiva, como pneumonia e otite média aguda.

Pneumonia em números

- A pneumonia tem vários agentes causadores. Entretanto, segundo o consenso de 2009 da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o pneumococo é o agente responsável por cerca de 50% dos casos de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em adultos

- No Brasil, a infecção respiratória é uma das principais doenças que motivam a internação hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 900 mil casos por ano. Segundo o Datasus (banco de dados do Sistema Único de Saúde), considerando todos os agentes causadores, a PAC tem incidência de 2 milhões de casos ano e, em 2009, matou 45,5 mil pessoas, sendo que mais de 70% delas tinham mais de 60 anos.

- Para se ter uma ideia do impacto das doenças pneumocócicas na vida das pessoas, outra pesquisa, a chamada Saúde respiratória e do pulmão, encomendada pela SBPT, revela que os brasileiros não conhecem os problemas causados pela pneumonia, a principal causa de morte por doença infecciosa no mundo. Nesse estudo, foram entrevistados 2.242 brasileiros, a partir dos 16 anos, de todas as classes econômicas.

* Com informações da CDN