Vamos começar o ano limpando o organismo?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/01/2011 às 0:30

Adorei começar o ano-novo colaborando com o Boa Mesa, tão bem pensado e produzido pelo incrível Bruno Albertim, meu colega de redação. Espero que vocês gostem do texto que escrevi e publicado ontem (9/1) no Boa Mesa, que recheia a Revista JC, suplemento dominical do Jornal do Commercio. E inspirem-se para fazer de 2011 um ano cheinho de delícias saudáveis à mesa. :)

Para começar o ano com a mesa limpa

Publicado em 09.01.2011 no Boa Mesa

Cinthya Leite ([email protected])

Passada a temporada das comemorações de fim de ano, quando até mesmo os endócrinos e nutricionistas mais radicais liberam seus pacientes para uma farrinha alimentar, é chegada a hora de levarmos a sério a ideia de purificar o organismo, de limpá-lo das gorduras maléficas, dos açúcares e do sal em excesso, das frituras, dos carboidratos ruinzinhos, das guloseimas e até mesmo do teor alcoólico acumulado durante as confraternizações praticamente diárias. E quem não é fã das tacinhas e das tulipas, mas se joga nos refrigerantes, também pode começar a abrir os olhos para repensar as mudanças de hábitos alimentares e, por que não, de estilo de vida?!?

Costumo dizer que, para abraçarmos com firmeza qualquer desintoxicação alimentar, precisamos começar pelo mais fácil. De nada adianta a gente ser muito radical. Inflexibilidade dietética não rima com sucesso na adoção de novas posturas à mesa. Para a gente nocautear mesmo as toxinas que cultivamos durante as festinhas natalinas, nada melhor do que passarmos a ter o costume de hidratar o organismo. Parece óbvio dizer que água faz um bem danado, mas nada custa bater nesta tecla. Experimente tomar um copão de água mineral diariamente ao acordar. O corpo, que passou horas sem desfrutar sequer de uma gotícula durante o sono, agradece.

Por falar em experiências matinais, o bom mesmo é valorizarmos o poder do café da manhã, uma refeição tão importante para manter o organismo em equilíbrio. Acredite: estudos comprovam que, quando a gente se alimenta bem ao acordar, ganhamos um ótimo humor, melhoramos o estado de alerta mental, a concentração e a memória. E quer um estímulo para levantar da cama um pouquinho mais cedo para tomar café da manhã com calma? Olha lá: nutricionistas e médicos concordam que essa refeição, quando benfeita, ajuda a colocar o nosso metabolismo em ordem. De quebra, fica mais fácil eliminarmos os pneuzinhos.

O inverso também é verdadeiro: caso a gente dê os primeiros passos em 2011 sem nos livramos dos acúmulos dietéticos tóxicos que ganhamos no ano passado, é certo o aparecimento de sinais que perturbam a qualidade de vida. Eis alguns deles: fadiga, desidratação, mal-humor, sono irregular – além de vários outros fatores de risco dos quais estamos carecas de ouvir falar, como colesterol alto, nível de glicose elevado, taxas anormais de ácido úrico e por aí vai...

Para driblar esses males e o estrago oriundo dos excessos dietéticos tão comuns no fim do ano, vale a pena adotarmos substituições. Pelo menos durante duas ou quatro semanas, podemos abrir mão das bebidas alcoólicas e inserir doses de suco de uva integral, que tem um gostinho tão adstringente quanto o vinho tinto.

Outra boa troca é a do pão francês, que só deveria ser consumido casualmente. Sei que ele é uma delícia (ainda mais quentinho e com uma pincelada de manteiga), mas tem uma carga glicêmica altíssima, o que desequilibra toda a nossa saúde. Vamos tentar substituí-lo pelo pão integral? Confie: os centeios vendidos em lojas de produtos naturais e alguns supermercados são deliciosos.

E veja só outra dica do bem: abuse das frutas como sobremesa. Faça cubinhos de melão, mamão, abacaxi e acrescente algumas uvas numa tigela. Em seguida, coloque três colheres de sopa do seu iogurte favorito (o de mel é saboroso) e uma colher de sopa (nada mais do que isso) de algum mix de cereais – pedaços de frutas secas, nozes, amêndoas e castanha-do-pará. Esses quatro últimos ingredientes são tão poderosos, com suas gorduras monoinsaturadas, que dão uma mãozinha para o nosso colesterol do bem (HDL) subir e o ruizinho do LDL baixar.

No quesito proteínas, esqueça um pouquinho as suculentas picanhas tão adoradas nas festinhas de confraternização nos rodízios. Arrume bem o prato: invista nas carnes magras. Um exemplo: peixes de águas profundas (salmão e atum) riquíssimos em ômega-3 digno de crédito, que atua como coadjuvante na promoção da saúde do coração. Aposte também em legumes e verduras de cores diversas – quanto mais colorido o prato, mais saúde o corpo ganha.

E nem precisa explicar muito sobre a soberania do arroz integral, né?!? Mas vamos lá: ele é tão generoso que até auxilia na prevenção da diabete tipo 2, dizem os mais novos estudos. Não se esqueça também de caprichar nas finalizações dos pratos. Para deixar tudo mais saboroso e salutar, lance mão do azeite extravirgem sem pena. E lembre-se: quanto menor o percentual da acidez (espie o rótulo), melhor.

Com todos esses cuidados dietéticos, sem neura, dá para colocarmos corpo e mente em harmonia, além de começarmos a viver o ano-novo com muita qualidade de vida e sem substâncias tóxicas circulando pelo organismo. Quem quiser incrementar 2011 com mais bem-estar e menos intoxicação pode também recorrer à atividade física.

Não sabe como dar o primeiro passo? Comece com 15 minutos de caminhada ao ar livre por dia. Em pouco tempo, você estará apaixonado pelo exercício e, sem dar conta, incorporará a atividade à rotina – além de ficar seduzido pelo seu estilo de vida, que estará com bem menos toxinas do que no fim de 2010. Enfim, muito amor-próprio para todos nos próximos trezentos e tantos dias.

* Repórter da Revista JC, Cinthya Leite é também editora do blog Casa Saudável (www.casasaudavel.com.br), no qual dá dicas de saúde, nutrição e bem-estar