Ácido acetilsalicílico pode prevenir vários tipos de cânceres, sugere estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/12/2010 às 1:00

Um estudo conduzido por perquisadores da Universidade de Oxford e publicado na revista científica britânica The Lancet deste mês mostra que a administração de ácido acetilsalicílico de baixa dosagem pode reduzir o risco de morte por câncer. O levantamento foi conduzido pelo professor Peter Rothwell, em Oxford, e é baseado em uma compilação geral dos vários ensaios clínicos com o ácido acetilsalicílico de baixa dosagem.

Os estudos analisados abordavam principalmente a redução dos ataques de coração, mas também continham informações sobre as mortes por câncer entre os pacientes participantes. Foram encontrados resultados que mostram a redução no número total de óbitos devido a vários tipos de cânceres, como os de esôfago (garganta), pulmão, estômago, pâncreas e, possivelmente, cérebro. As reduções das mortes ficaram em torno de 20% a 30%.

Segundo o estudo, pode ser necessário o uso contínuo de ácido acetilsalicílico de baixa dose por pelo menos cinco anos para que seja constatada redução no risco de morte por câncer. Até agora, a indicação de uso do medicamento é para a redução de ataques cardíacos e derrames cerebrais em pessoas com alto risco para essas complicações.

"Os achados desse levantamento são muito relevantes na medida em que apontam uma possibilidade de prevenção de vários tipos de câncer através do uso de um medicamento", afirma Jairo Lins Borges, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese. O médico explica que, assim como as doenças ateroscleróticas (causadoras da obstrução de vasos e veias), o câncer também está relacionado a reações inflamatórias que podem levar ao crescimento desordenado das células.

"Talvez também por esse motivo, o uso contínuo de baixas doses do ácido acetilsalicílico, que tem propriedade antiinflamatória, possa ter diminuído os riscos de câncer nos pacientes que participaram dos estudos analisados", comenta Jairo Lins Borges. Ah, não custa lembrar: qualquer medicamento só deve ser usado mediante orientação médica.

* Com informações da Burson-Marsteller, assessoria de imprensa da Bayer Schering Pharma