Wii-ite: nome de mais uma lesão nos dicionários médicos?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/12/2010 às 1:05

Muitos de nós já escutamos falar sobre os vários benefícios que o Nintendo Wii pode trazer para a nossa saúde. Das sessões de brincadeira, podemos tirar proveitos que vão desde a melhora do condicionamento fisico ao progresso da reabilitação de crianças e adultos com dificuldades motoras. Este último caso é só para citar o que vem sendo feito na clínica-escola do curso de fisioterapia da Estácio FIR, instituição presente no Recife há 12 anos. 

Fiquei mesmo surpresa ao saber que os jogos do Wii podem causar uma Wii-ite - ou seja, uma inflamação nas juntas causada pelo console de videogame em questão. A explicação é que as atividades instigadas do Wii (tênis, boliche ou golfe) exigem esforço físico e, caso a diversão não seja praticada de maneira correta, o jogador pode apresentar lesões.

"O termo Wii-ite define as lesões associadas à prática excessiva de esforço físico em jogos de Wii ou qualquer outro jogo interativo de vídeo", explica a médica Jennifer Roth, especializada em medicina esportiva, da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida. Ela tem tratado pacientes com dores que vêm do fato de se jogar demais o videogame.

Segundo a médica, lesões por esforço excessivo podem causar inflamação e dor no ombro, no cotovelo e nos punhos, além de outros problemas, como distensão muscular e ocasionalmente estiramento muscular.

"Quando praticado de forma adequada, o exercício com o Wii pode ser bom e serve também como uma alternativa de atividade física para pessoas que levam vidas sedentárias", diz a médica. O essencial é jogar com moderação e saber o que se está fazendo. "É importante seguir as instruções e usar o equipamento de videogame de forma sensata. Não se pode cometer excessos", afirma o cirurgião ortopédico John Sperling, da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota.

Eis algumas dicas devem ser consideradas antes de se jogar Wii: defina um tempo razoável de jogo - algo entre 20 a 30 minutos. E se sentir dores, o ideal é parar de jogar imediatamente, repousar e procurar orientação médica.