Oncoguia: informações de qualidade aos pacientes com câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/12/2010 às 13:30

Garantir aos pacientes com câncer e à população em geral o conhecimento para o autocuidado em saúde, com o intuito de reduzir o número de mortes por câncer, é a missão do Instituto Oncoguia, organização sem fins lucrativos fundada na capital paulista em 2009. Em 2003, antes de tornar-se instituto, o Oncoguia (veja imagem à direita) era um portal de referência em informação de qualidade no mundo do câncer.

A excelência no conteúdo das informações e o acesso cada vez maior de usuários no portal motivaram a equipe do Oncoguia a fundar um instituto. "Percebemos que tínhamos às mãos, com informações de qualidade e a mobilização da equipe, o instrumental para auxiliar o paciente com câncer a viver melhor", diz a psico-oncologista Luciana holtz, presidente da organização. Assim, o Oncoguia passou a desenvolver ações estratégicas de prevenção e promoção da saúde.

"Ao atuar em frentes diversas, a nossa intenção é mostrar à população que o número de mortes por câncer pode ser reduzido desde que haja diagnóstico precoce, o que é direito de todos. Aos pacientes, queremos dar voz às suas principais queixas e necessidades e, é claro, garantir que elas deixem de existir", explica Luciana.

O instituto, composto por uma equipe multidisciplinar e um comitê ativo de pacientes e familiares, conta com um núcleo de defesa e cidadania ativa, que se propõe a ampliar e a garantir o acesso do paciente com câncer aos seus direitos.

Ainda há o núcleo de assistência e suporte, que oferece o acesso a ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. E por último, o Oncoguia tem um núcleo de educação em saúde, que se compromete a disponibilizar informações de qualidade para o paciente, os familiares e a população em geral. Não deixe de acessar: www.oncoguia.com.br.