O que você gostaria de pedir à presidente eleita?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/11/2010 às 1:00

A pedido do movimento Carta de um brasileiro, o Ibope Inteligência fez a seguinte pergunta a 2.002 pessoas de 140 municípios do Brasil:  “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas cinco minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”. As respostas destacam saúde e emprego como prioridade nacional.

O levantamento, que ouviu maiores de 16 anos, de todas as classes sociais, entre 15 e 18 de outubro, revelou que 56% dos entrevistados solicitam à presidente eleita, Dilma Rousseff, melhoria na área de saúde, com mais hospitais e postos de atendimento, aumento no número de médicos e de equipamentos nos hospitais, além de redução das filas e tempo de espera.

Os entrevistados também mencionaram melhoria no treinamento de funcionários para um atendimento mais cordial.

Além da pesquisa, disponível na íntegra pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, os cidadãos brasileiros podem fazer seus pedidos a Dilma Rousseff - em mãos, por onde a equipe de Carta de um brasileiro passar, ou através do site.

Entre as reivindicações registradas diretamente na página, está o relato de Manoel Joaquim dos Santos, de Uberlândia (MG): “Que a presidente eleita, Exma. Dilma Rousseff, faça um governo voltado para todos; mas é de suma importância que, para as classes menos abastadas, a saúde e a educação sejam prioridades. Temos que resgatar o papel da família no que se refere a educação (pessoal) dos filhos”.

É importante salientar que o movimento Carta de um brasileiro partiu de São Paulo, no dia 21 de novembro, em caminhada rumo a Brasília, onde será entregue o documento com as principais reivindicações da população brasileira, no dia 1º de janeiro de 2011, na posse de Dilma Rousseff. A ação, vale mencionar, é desvinculada de partidos ou instituições oficiais e tem como meta criar uma nova forma de participação popular na política, dando voz a todo e qualquer cidadão que queira se posicionar diante do novo governo.

“Nosso papel como cidadãos pode ir além do exercício do voto nas urnas”, afirma o idealizador do projeto, Backer Fernandes, 43 anos, paulista e comunicador. Foi ele quem partiu de São Paulo rumo ao Distrito Federal para entregar à presidente eleita a carta no dia da posse. Serão mais de mil quilômetros percorridos em 40 dias. Para enfrentar a maratona, ele não abre mão da alimentação balanceada, dos suplementos vitamínicos e da preparação física reforçada.

Um médico especialista em esporte, uma nutricionista e um preparador físico têm supervisionado a rotina desse professor universitário de comunicação social. Ele terá que cumprir a maratona de mais de 30 quilômetros diários. “Fiz todos os exames exigidos, que vão de análises clínicas a ultrassonografia e ergoespirometria, além de treinar diariamente, faça chuva ou faça sol”, descreve Backer, que conta com a orientação minuciosa do médico Milton Mizumoto.

Saiba mais sobre o Carta de um brasileiro: www.cartadeumbrasileiro.com.br.