Alimentos ricos em fitoesteróis ajudam a controlar doenças do coração

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/11/2010 às 23:05

Em 2040, o Brasil terá o maior índice de mortalidade por doenças do coração do mundo. É assustador saber disso, concordam? A informação foi passada pelo professor do departamento de alimentação e nutrição humana da Universidade de Illions (EUA), Luis Meija, durante congresso científico realizado recentemente pela Unilever, em São Paulo.

Para o especialista, o estilo de vida (alimentação, prática de exercícios, manutenção de peso adequado, interrupção do tabagismo e controle de outros fatores de risco para o desequilíbrio da saúde) contribui mais do que a herança genética para a garantia da saúde do coração. Por isso, é preciso se exercitar e cuidar da dieta desde cedo.

"A primeira medida para tratar doenças cardíacas é analisar o que a pessoa come e como seus hábitos interferem na saúde. Independentemente do uso ou não de medicamentos, o colesterol alto deve ser cuidado com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, restringindo o consumo de gordura saturada e gordura trans", explica Luis Meija.

De acordo com ele, a cada 1% de colesterol reduzido, diminui-se em 3% o risco de doenças cardiovasculares. "Nesse contexto, o consumo diário de alimentos que contenham naturalmente fitoesteróis, ou sejam enriquecidos com essa substância, contribui com a redução do problema", recomenda. Diga-se de passagem, os fitoesteróis podem ser encontrados nas nozes, no feijão, em legumes e verduras. Também estão presentes em óleos e cremes vegetais funcionais.

"Em média, a ingestão do fitoesterol pela população através de alimentos naturais varia de 150 mg a 400 mg. Porém, essa quantidade não é suficiente para alterar o nível de colesterol no sangue", avisa Luis Meija, que complementa: "Por isso, é importante associar alimentos enriquecidos com a substância à dieta, o que ajuda a reduzir o LDL, que é o colesterol ruim, até 15% no organismo".

Alimentos fortificados com o fitoesterol já têm eficiência reconhecida por órgãos de saúde pública dos Estados Unidos, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da União Europeia e do Canadá. O FDA autoriza que produtos como margarinas, bebidas láctea, molhos para saladas, maionese e cereais para adultos sejam enriquecidos com a substância durante o processo de fabricação. Para saber se os produtos possuem fitoesteróis, basta analisar se a informação consta na embalagem.

"Sabemos que é comprovado por diversos estudos que a ingestão de dois gramas por dia desse nutriente reduz efetivamente os níveis de colesterol. E consequentemente isso diminui os riscos de doenças cardiovasculares", finaliza Meija.

* Com informações da Imagem Corporativa, assessoria de imprensa da Unilever Nutrition & Health Care