Prevenção de quedas não pode ser menosprezada no envelhecimento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/11/2010 às 12:00

Com o passar dos anos, o corpo humano vai perdendo paulatinamente a mobilidade e os reflexos. Afinal, o envelhecimento traz uma série de efeitos para o organismo que contribui com a diminuição do desempenho físico e, consequentemente, da coordenação motora. Essa perda pode levar o idoso a sofrer quedas, capazes de se agravar com a fragilidade da estrutura óssea, já que o corpo não é capaz de suportar fortes impactos. 

"Qualquer pessoa pode sofrer uma queda. Porém, no caso dos idosos, qualquer tombo possui um significado muito relevante. Dependendo do caso, o baque pode causar incapacidade temporária e até mesmo levar o indivíduo à morte", diz o diretor médico do Grupo NotreDame Intermédica, Pedro Onófrio. Ele ainda acrescenta: "Por isso, a prática de exercícios físicos se torna fundamental nesse momento da vida, pois proporciona diversos efeitos benéficos, como a melhora no equilíbrio e na velocidade para andar".

É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados para a prática de exercícios, como realização de qualquer atividade somente quando houver bem-estar físico, uso do protetor solar em atividades externas, respeito dos limites pessoais (interrompendo a atividade se houver dor ou desconforto), hidratação antes, durante e após a atividade física e acompanhamento médico regularmente. 

O programa de medicina preventiva da Intermédica, o QualiVida, disponibiliza aos associados o módulo Programa de Assistência ao Idoso (PAI), especialmente formatado para as pessoas dessa faixa etária. A Intermédica realiza uma série de atividades como palestras, campanhas educativas, monitoramento de casos e fornecimento de cuidados que vêm de equipes multidisciplinares especializadas. O resultado é uma melhoria no desempenho das atividades, maior independência e melhor qualidade de vida. 

Saiba mais

Além dos exercícios físicos, alguns cuidados devem ser observados para que facilitem a locomoção de idosos no ambiente doméstico. Confiram:

- Sala

Sofás, poltronas e cadeiras devem ser firmes e fortes, ter apoio lateral que permita ao idoso sentar-se e levantar-se com segurança

Móveis com bordas arredondadas para não machucar em caso de esbarrões

Pisos encerados com carpetes e tapetes soltos devem ser evitados

- Quarto

Os objetos de uso pessoal devem estar colocados próximos à pessoa

É importante a instalação de uma luminária com extensão do telefone numa mesinha

A cama deve ter uma altura suficiente para que o idoso sentado consiga encostar toda a sola do pé no chão

As janelas devem abrir para dentro ou terem lâminas de correr. Dessa forma, evita que o idoso se debruce para fechá-la

- Banheiro

É bom instalar barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso sanitário, evitando que o idoso se apoie em locais impróprios

Recomenda-se que o idoso esteja sentado em uma cadeira com apoio lateral ao tomar banho de chuveiro

- Cozinha

Vale a pena instalar piso cerâmico antiderrapante

A bancada da pia deve ter em média 85 cm de altura

É bom instalar gavetas de fácil abertura com travas de segurança.

Recomenda-se colocar utensílios e mantimentos em local de fácil alcance e não usar escadas ou banquinhos

É importante que o idoso não manuseie panelas e outros utensílios pesados

- Dicas gerais

É recomendável instalar corrimão nas escadas, piso antiderrapante e boa iluminação

É fundamental deixar sempre acesa uma luz no corredor

* Com informações da Ketchum Estratégia