Doenças tropicais negligenciadas afetam 1 bilhão de pessoas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/11/2010 às 15:00

Enfermidades tropicais geralmente negligenciadas, como doença de Chagas, lepra, dengue e leishmaniose, ainda afetam cerca de 1 bilhão de pessoas em 149 países do mundo, mas de forma silenciosa. É o que mostra o segundo relatório divulgado Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil é apontado no documento como detentor de incidência da maioria das 17 doenças tropicais listadas, que podem causar problemas como cegueira, úlceras, dor severa e deformidades, além de danos em órgãos e prejuízo no desenvolvimento físico e mental do paciente. O relatório afirma que o controle desses males, mais comuns em áreas rurais e em favelas urbanas, é viável.

A OMS pede a continuação da ajuda de empresas farmacêuticas no controle das doenças e recomenda que os sistemas públicos de saúde fiquem atentos a mudanças nos padrões das enfermidades por causa de fatores climáticos e ambientais. Também se sugere a coordenação dos agentes de saúde pública e agentes veterinários para controlar a incidência de raiva, por exemplo.

"Essas doenças debilitantes, às vezes horríveis, são geralmente aceitas como parte da vida das pessoas pobres", diz diretora-geral da OMS, Margareth Chan. "Mas estratégias podem quebrar o ciclo da infecção, da deficiência e da perda de oportunidades que mantém as pessoas na pobreza", conclui.

* Com informações da Agência Fiocruz de Notícias