Fundação do Câncer cria cartão que orienta sobre cuidados paliativos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/10/2010 às 9:00

Para alertar as pessoas sobre procedimentos importantes para os portadores de doenças em estágio avançado e fora de possibilidades terapêuticas, a Fundação do Câncer desenvolveu uma mensagem muito sensível para estampar o Mídia Cards (Mica), distribuídos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foram distribuídos 10 mil cartões.

Eis a mensagem do cartão:

"A borboleta não vive muito. Mas nesse pouco tempo, ela transforma muitas vidas. No pouco tempo de vida, ela poliniza as plantas, embeleza a natureza e deixa as pessoas mais felizes. Ela é um exemplo de que a vida não se mede só em tempo. A vida também se mede em intensidade".

Por trás desse texto, estão os cuidados paliativos, que têm como objetivo controlar os sintomas de uma doença crônica em estágio avançado e proporcionar mais qualidade de vida para o paciente e a família. Nessa etapa, além da continuidade do tratamento curativo, a atenção também é voltada às necessidades físicas, psicológicas, sociais e até mesmo espirituais dos pacientes. É uma área da medicina que tem como foco o alívio do sofrimento e o tratamento da dor.