Quanto mais sabemos sobre AVC, maiores são as chances de evitá-lo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/10/2010 às 15:30

Boa tarde, amigos!

Hoje (29/10) é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma data em que o Casa Saudável alerta sobre a alta incidência da doença e a importância do rápido reconhecimento dos sintomas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) registram que mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, esse número é de aproximadamente 100 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Desse total, 26,6 mil óbitos ocorrem no Nordeste.

E Pernambuco é o segundo Estado com maior incidência da doença na região. No País, o território pernambucano ocupa a sétima posição, com 5.290 óbitos anuais.

Uma das medidas essenciais para reverter esse quadro, é informar a população e os profissionais e instituições de saúde em relação à importância do diagnóstico precoce e do reconhecimento dos sinais de alerta indicativos de um AVC. O atendimento correto e imediato é primordial para diminuir as sequelas e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

“Reconhecer e tratar rapidamente um caso de AVC é um dos grandes desafios atuais. Boa parte das mortes relacionadas à doença poderia ser evitada se houvesse uma melhor divulgação dos critérios de tratamento exigidos nos casos de emergências médicas", afirma a neurologista Sheila Martins, presidente da organização não governamental (ONG) Rede Brasil AVC.

A entidade auxilia as secretarias municipais e estaduais de Saúde na organização dos hospitais públicos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o atendimento emergencial do problema, além de capacitar a rede básica para a prevenção e realizar campanhas educacionais para alerta da população. "Dentro das recomendações internacionais, hoje podemos tratar os pacientes até 4,5 horas depois do início dos sintomas”, acrescenta Sheila.

UM EM CADA SEIS

Idealizada pela Organização Mundial de Acidente Vascular Cerebral (World Stroke Organization, em inglês), a campanha do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral acontece em 17 países, incluindo o Brasil, e tem como slogan Um em cada seis. O tema foi escolhido para destacar o fato de que, no mundo de hoje, uma em cada seis pessoas terá um AVC durante a sua vida.

A campanha tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC ao alertar a população para seis passos básicos e essenciais para o combate da doença:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto

2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente

3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável

4. Limite o consumo de álcool

5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora

6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC

SINTOMAS

A manifestação de algumas irregularidades pode ajudar na detecção de sintomas do AVC. Constatada a presença de um ou mais destes sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de emergência imediatamente. Os principais sinais são:

1. Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo

2. Confusão, alteração da fala ou compreensão

3. Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)

4. Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar

5. Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

TRATAMENTO

O Protocolo de Tratamento Emergencial ao Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) inclui a administração do medicamento alteplase (r-TPA). Trata-se do primeiro e único trombolítico (medicamento que dissolve o coágulo que obstrui a passagem do sangue para o cérebro) aprovado pelas principais diretrizes nacionais e internacionais de tratamento do AVC. Quando administrado no intervalo de zero a quatro horas e meia do início dos sintomas, o medicamento aumenta em até três vezes as chances de uma recuperação completa, sem sequelas como incapacidade de fala, locomoção, distúrbios de memória e raciocínio.

* Com informações da Ketchum Estratégia