Transtornos psiquiátricos podem começar na gestação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/10/2010 às 17:19

Filhos de mulheres pobres e solteiras, que consomem álcool e drogas, têm grandes possibilidades de desenvolver doenças mentais durante a adolescência ou na vida adulta. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos já apontam a relação entre o estresse na gestação e o aparecimento de transtornos mentais como a esquizofrenia.

Agora, pesquisadores do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) também começam a pesquisar a relação entre o estresse, consumo de drogas e álcool na gravidez e o desenvolvimento de problemas que desequilibrem a saúde mental.

"O objetivo é entender melhor as consequências mentais do estresse, do uso de drogas e bebidas alcoólicas no País, onde há um crescente número de casos de gravidez na adolescência em bairros carentes", afirmou o psiquiatra Eurípedes Miguel Filho, coordenador dessa nova linha de pesquisa na USP, durante o 4º Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas, organizado pela Universidade.

Pacientes com esquizofrenia apresentam quadros de alucinação, delírios, paranoia, além de transtornos graves do humor. "A identificação precoce dessa população pelos serviços de saúde permitirá que sejam engatadas ações de prevenção e de tratamentos desses casos", aponta Miguel Filho.