Dentes fortes pedem cardápio balanceado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/09/2010 às 18:15

Uma alimentação saudável e equilibrada faz o individuo desenvolver dentes e gengivas saudáveis. Disso quase todo mundo sabe. O problema é que, no dia a dia, a gente faz pouco para contar com esse benefício.

Precisamos levar mais a sério a ideia de que é absolutamente necessário investir numa dieta balanceada que forneça nutrientes e minerais aos tecidos da boca e aos dentes. Esse cuidado tão simples, mas que nem todo mundo adota, é capaz de afastar as infecções bucais causadoras da gengivite.

Realmente, quem segue uma reeducação alimentar tem chances de sobra de manter uma saúde bucal em dia. Optar por comidas fibrosas como legumes e frutas, por exemplo, auxilia na limpeza dos dentes e gengivas. Os alimentos que possuem uma grande variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, flúor (o maior protetor dos dentes) e fósforo são indispensáveis para a dentição.

Segundo a dentista Cristiane Lacet, do Odonto Cape, alimentos moles e pegajosos, como as guloseimas que ficam presas nos dentes, geralmente são responsáveis pela formação das placas bacterianas.

Nunca é demais dizer que os açúcares e amidos dos doces, salgados e refrigerantes unem-se à placa bacteriana, produzindo substâncias ácidas que atacam o esmalte por 20 minutos ou mais, o que pode levar a cáries.

Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, é primordial fazer a escovação dos dentes após cada refeição e diminuir o consumo de lanches e bebidas entre as principais refeições. Escolher sempre opções nutritivas e saudáveis é uma boa dica para uma saúde bucal em ordem.

Vale ainda frisar que alguns alimentos e bebidas podem afetar a aparência dos dentes. Sim, eles podem ficar escuros ou amarelados. Entre os principais inimigos do belo sorriso, estão café (cujos pigmentos mancham os dentes), refrigerantes (capazes de promovem a erosão dental e causar a perda de estrutura do esmalte e da dentina) e os doces, que lideram o ranking dos preferidos das bactérias.

Em Pernambuco, o Odonto-Cape tem unidades nas Graças, em Boa Viagem, no Derby e em Caruaru. Saiba mais: www.odontocape.com.br

* Com informações da Caderno 1 Comunicação Integrada