Ansiedade é fator de risco para desenvolvimento de enxaqueca

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/09/2010 às 1:30

Entre os multifatores que desencadeiam a enxaqueca, está a ansiedade. De acordo com um estudo do neurologista da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) Mario Peres e equipe, os sintomas causados pela aflição, mal-estar físico e psíquico estão muito relacionados a enxaqueca. 

"A preocupação excessiva e a antecipação de problemas estiveram presentes em 88% dos pacientes com enxaqueca, sinais comparados com apenas 40% dos que não tinham dor de cabeça", diz Mario Peres, que continua: "E o diagnóstico de ansiedade generalizada afetou 50% das pessoas com enxaqueca, comparadas a 15% dos controles sem dor". 

O corpo responde a sensações ruins, relacionadas ao transtorno de ansiedade, ao fabricar substâncias de defesa, corticoides, adrenalina (normalmente produzida em momentos de pânico ou fobias). Os substratos químicos que promovem o bem-estar, calma, tranquilidade e substâncias analgésicas não são transmitidos para o corpo, o que gera uma carência. 

"Outros sintomas como irritabilidade, tensão muscular, problemas de sono, cansaço, problemas de concentração e tensão também foram muito frequentes nos sofredores de enxaqueca, em média 85% comparados a 30% das pessoas sem dor", diz o neurologista da SBCe. 

Pessoas com transtorno de ansiedade sofrem constantemente por reviverem fatos passados carregados de carga de tensão e sofrimento. São indivíduos também que costumam visualizar o futuro e imaginar situações nas quais depositam esperanças e que, dificilmente, serão concretizadas - atitude essa conhecida como antecipação. 

Esses e outros temas sobre cefaleia serão discutidos no Congresso Brasileiro de Cefaleia, em Gramado (RS), de 7 a 9 de outubro.

* Com informações da Trixe Comunicação Empresarial