Vida longeva é realidade no Brasil, diz IBGE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/09/2010 às 1:25

Quando eu soube ontem (27/9) que os dados preliminares do Censo 2010 já revelam mudanças na pirâmide etária brasileira e que o levantamento já contabiliza mais de 17 mil pessoas com mais de 100 anos, lembrei imediatamente o especial que fiz sobre os idosos centenários, publicado em 21 de setembro de 2008 na Revista JC (veja a capa à esquerda).

Recordo facilmente a felicidade que tive ao entrevistar esses idosos tão experientes. Escutei tantas histórias agradáveis, ganhei tantos beijos e abraços... Para a produção da reportagem, fomos eu e o fotógrafo Alexandre Severo a Garanhuns, que fica a 230 quilômetros do Recife.

É que essa cidade do Agreste de Pernambuco, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que cobriu municípios com até 170 mil habitantes, está entre os 20 que mais possuem centenários. Pelo menos, era a realidade em 2008, quando Garanhuns tinha 21 mulheres e 10 homens com mais de 100 anos.

Por lá, conversamos com a dona de casa Maria Antunes de Oliveira, 103 anos (na época) e com a agricultora aposentada Marta Olívia dos Anjos, 102. Registrei muito bem na minha mente o bate-papo gostoso que tive com Maria Antunes, que mostrou saber o nome dos filhos, netos e bisnetos. E não esqueceu que nasceu em dia de réveillon e conversou direitinho sobre sua vida passada, política e religiosidade. Ah, se fosse possível, eu passaria o dia todo trocando palavras com ela.

É bom dizer neste post que, ao falarmos dos idosos centenários, precisamos explicar que não há ainda um modelo clássico, um perfil exato de quem atinge 100 anos ou mais. De qualquer maneira, a medicina sabe que a vida longeva depende 75% de hábitos saudáveis e 25% da genética. Isso vale até os 85 anos. Depois disso, o fator genético é o que mais pesa.

Significa dizer que, caso cuidem bem da saúde, indivíduos que têm sorte com os genes possuem muitas chances de chegar à "casa dos 80". Ao atingir essa faixa etária com boas condições físicas e mentais, essas pessoas têm tendência elevada de atingir os 100 anos ou mais. Tudo isso está na matéria que escrevi em 2008, publicada na Revista JC.

CENSO

Ao se concluir o Censo 2000, foram encontrados cerca de 24,5 mil brasileiros com mais de 100 anos. Se com o trabalho ainda em andamento, o levantamento já notificou mais 17 mil nessa faixa etária, esse número deve se apresentar maior quando for terminado o Censo 2010.

No especial que mencionei no início deste post, eu já havia destacado que "O IBGE apresentará novos dados em 2010, quando será conhecida uma população de centenários muito maior". De fato, é o que está acontecendo.

"A queda da taxa de fecundidade e da mortalidade infantil, aliadas à maior expectativa de vida da população, explicam essa mudança do padrão demográfico", afirmou ontem o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, durante a divulgação do terceiro balanço da coleta de dados do Censo 2010.

O Censo 2010 já havia contado, até as 12h de ontem, cerca de 80% da população brasileira, o equivalente a aproximadamente 154,2 milhões de pessoas. Além disso, os recenseadores já haviam visitado 57,8 milhões de domicílios.

A coleta continua até o dia 31 de outubro e, nos locais onde já foi encerrada, foi iniciada a etapa final de verificação dos dados. Nessa etapa, o IBGE solicita o apoio dos moradores que podem ainda receber a visita dos supervisores, profissionais que vão a campo após o recenseamento para supervisionar o trabalho realizado.