Quem doa órgãos doa vida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2010 às 23:30

Conforme prometi pela manhã neste blog, detalho neste post a ampla campanha de mídia para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Com o slogan Seja um doador de órgãos e só assim serei feliz, bem feliz, o Ministério da Saúde (MS) lançou hoje (27/9) à tarde a iniciativa, aproveitando a data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.

(Clique aqui e tenha acesso diretamente ao site desenvolvido especialmente para esta ação)

Além da apresentação da campanha, a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, e o secretário de Atenção à Saúde do MS, Alberto Beltrame, assinaram portarias no valor de R$ 76 milhões que, juntamente à mobilização social e à capacitação de profissionais do setor, deverão resultar no crescimento entre 15% e 20% da quantidade de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação de utilidade pública lançada hoje será veiculada em rádio, televisão, veículos impressos e na internet até o dia 6 de outubro. Depois disso, parceiros do MS continuarão a transmissão das peças publicitárias, voltadas à sensibilização dos doadores e dos familiares deles. Em caso de morte cerebral, cabe à família do doador autorizar a retirada de órgãos e tecidos para transplantes.

"Temos obtido grandes avanços em relação a este tipo de procedimento no SUS, responsável pela realização de aproximadamente 95% dos transplantes no País", afirmou o secretário Alberto Beltrame. "Com a campanha, as medidas anunciadas hoje e a melhoria das notificações, esperamos alcançar resultados ainda melhores", completou o secretário.

O número de transplantes realizados no Brasil apresenta crescimento sustentado nos últimos. Enquanto em 2003 foram realizados 12.722 procedimentos, em 2009 o Brasil contabilizou 20.253 cirurgias desse tipo – um aumento de 59,2%.

Só no primeiro semestre deste ano, o número de transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) chegou a 2.367. A quantidade é 16,4% maior do que o número de procedimentos realizados no mesmo período do ano passado (2.033 transplantes). "Resultados como esses mostram que temos dado respostas imediatas à população a partir do constante aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes", destacou Márcia Bassit.

Saiba mais: www.doevida.com.br.

* Com informações do Ministério da Saúde