Cuide do seu coração a todo instante

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/09/2010 às 1:30 | Atualizado em 19/05/2023 às 10:28

Ontem, enquanto eu estava preparando este post, fiquei pensando na leva de coisas que a gente faz, sem se dar conta, que pode proteger (ou desproteger) esse órgão vital. É por isso que hoje (26/9), no Dia Mundial do Coração, o Casa Saudável passa adiante uma ação de ouro da World Heart Federation.

Preocupada com o número de pessoas que morre anualmente de doenças cardiovasculares (no Brasil, chega-se a 300 mil), a entidade lembra que é importante a gente se tornar responsável pela nossa saúde cardíaca. Dessa maneira, cada indivíduo precisa ter em mente: "Eu protejo meu coração 24 horas por dia". Trata-se da frase trabalhada nesta data, que nasceu no ano 2000 e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

E ao refletir sobre as mensagens que estão por trás dessa afirmativa, lembrei que rotineiramente praticamos ações e tomamos decisões que direta ou indiretamente resguardam ou desassitem esse órgão que desempenha função essencial no nosso organismo. Eis um exemplo: quando tomamos café da manhã e optamos por um cardápio que menospreza frutas, estamos perdendo pontos diante do cuidado que é preciso ter com o coração.

Aí, caso esse hábito se alie a momentos constantes de estresse, ao sedentarismo, ao tabagismo, ao sobrepeso ou à obesidade e à ingestão de bebidas alcoólicas, esse órgão perde as forças. O resultado? Ficamos sujeitos a ataques cardíacos e derrames. Diante disso, precisamos ficar mais atentos às atitudes que tomamos no dia a dia para preservar em bom estado a nossa saúde cardíaca.

E esse lema de que precisamos adotar uma vida mais saudável não é exagero. Basta dizer que as doenças cardiovasculares destroem 17,1 milhões de vidas por ano, com uma carga cada vez maior sobre as pessoas que vivem em países de baixa e média renda, onde ocorrem 82% das mortes.

Caso esses números não sejam o suficiente para acordarmos e adotar um estilo de vida mais saudável, vale a pena destacar outros: pelo menos, 80% das mortes prematuras podem ser evitadas através de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e controle efetivo da pressão arterial nas 24 horas por dia.

VIGIE A SUA PRESSÃO ARTERIAL

Anualmente, a metade dos 300 mil óbitos no Brasil decorrentes dessas enfermidades tem como causa a pressão alta. Por sinal, a minha está 11 por 8 (está dentro dos padrões normais estabelecidos). E a sua? Com que frequência você afere a sua pressão arterial? Sim, é importante termos ideia de como ela está. 

Alguns percentuais convencem a gente a não bobear: 80% das pessoas que têm derrame são hipertensas. E de 40% a 60% dos pacientes com infarto apresentam pressão alta associada.  

Ah, irmos frequentemente a um médico (de preferência, um cardiologista), para nos submetermos a um check-up cardíaco, é mais uma atitude que pesa a favor desse órgão vital, que não pode bater fora do compasso.

Quer aprender a cuidar do coração? Confira estas dicas:

- Coma cinco porções de frutas e vegetais diariamente

- Priorize carnes magras, como aves sem pele e peixes grelhados

- Opte por alimentos ricos em fibra, como aveia, grãos e pães integrais

- Limite a ingestão de gorduras saturadas, geralmente presentes nas carnes, leite integral e derivados, como creme de leite, nata, sorvetes e queijos amarelos

- Evite alimentos ricos em gorduras trans, que podem ser encontradas em alguns biscoitos recheados, salgadinhos e margarinas

- Evite a ingestão de açúcares e de bebidas alcoólicas

- Beba pelo menos dois litros de água por dia. A hidratação é fundamental ao longo do dia, além de também ser importante antes, durante e depois a prática de exercícios físicos

- Reduza o sal da alimentação

- Pare de fumar, caso seja tabagista

- Pratique exercícios com orientação do médico e de profissionais de educação física

- Submeta-se a um check-up regular, capaz de verificar níveis de colesterol, glicose e demais taxas sanguíneas que ajudam o médico a analisar a saúde cardíaca