Mulheres têm mais risco de depressão

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/09/2010 às 13:30

Listada entre os distúrbios mentais mais comuns, a depressão acomete cerca de 10% dos brasileiros e vem acompanhada de sensação de tristeza constante e perda de satisfação na realização de atividades. Esse desânimo geralmente se associa à alteração no apetite e no sono, perda de energia e dificuldade para engatar tarefas do cotidiano.

Embora esses sinais possam aparecer em qualquer idade, estudos mostram que as mulheres vivenciam mais fatores desencadeantes da depressão. Entre os motivos que levam o sexo feminino a desenvolver mais quadros depressivos do que os homens, está o fato de muitas delas sofrerem com a flutuação hormonal que enfrentam em determinadas fases da vida - as chamadas janelas de vulnerabilidade.

Os períodos pré-menstrual e pós-parto, além da gravidez e da transição para a menopausa, são os que oferecem maior risco para o aparecimento de quadros depressivos.

* Quer saber mais sobre o tema? Confira toda a reportagem, publicada na Revista JC, clicando nos tópicos abaixo, que levam aos PDFs de mais um texto que faz parte do rol de Matérias que amo.

Páginas 1 e 2 da matéria sobre depressão feminina

Página 3 da matéria sobre depressão feminina