Apoio para crianças e adolescentes com TOC

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/09/2010 às 14:30

Pouca gente sabe, mas a maioria dos transtornos mentais começa na infância. Levando em conta esse fato, foi proposto um projeto pioneiro que propõe trazer um novo referencial à psiquiatria brasileira: a psiquiatria do desenvolvimento. Nesse contexto, foi proposta a criação do Instituto Nacional da Psiquiatria do Desenvolvimento, projeto que envolve várias universidades do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Para reforçar essa iniciativa, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo/Pernambuco (C-TOC/PE) está recrutando crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que convivem com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Eles serão submetidos a tratamento com terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG). Essa terapêutica poderá ou não ser associada à medicação.

Os interessados devem ir até o 1º andar do ambulatório geral do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, às sextas-feiras, a partir das 13h. Também é possível receber informações pelos telefones: (81) 3083-4954 / (81) 8727-4954.

Você sabia que TOC é...

...o quarto transtorno psiquiátrico mais frequente, que acomete 2,5% da população mundial? No Grande Recife, estima-se que existam cerca de 50 mil portadores - a maioria sem diagnóstico e tratamento.

...que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são sentimentos, ideias e impulsos que invadem a mente do indivíduo. Embora o portador reconheça como estranhos ou inadequados esses pensamentos, ele não consegue tirá-los da mente, apesar de desejar fazê-lo.

As obsessões mais comuns são preocupações com limpeza e contaminação (por sujeira e doenças), verificação, escrupulosidade (certo/errado), religiosas e sexuais.

Compulsões são comportamentos repetitivos, independem da vontade do indivíduo e geralmente ocorrem para obter alívio de uma obsessão. As compulsões mais comuns são: limpeza e lavagem, verificação, contagem, ordenação e arranjo, rezar e colecionar.

* Veja o que o Casa Saudável já publicou sobre TOC:

- Astoc-PE oferece apoio para quem tem TOC

- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) - Leia esta matéria e saiba diferenciar TOC de manias consideradas normais