Desnutrição não combina com o tratamento do câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/08/2010 às 16:22

Já faz um tempinho que a sanofi aventis lançou a brilhante coleção Comida que cuida, cujo objetivo é mostrar como é possível estabelecer uma relação prazerosa com a alimentação para quem convive com limitação ou alguma doença crônica. A série é composta por três livros distribuídos gratuitamente, e um deles dá dicas de alimentação durante o tratamento do câncer (faça o download clicando aqui). Lembrei-me dessa publicação assim que minha colega de redação Roberta Soares me informou sobre o 1º Fórum de Nutrição em Oncologia, que acontece no próximo dia 21/8, no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Achei a iniciativa fantástica. Afinal, quem tem (ou já teve) um paciente com câncer na família sabe o peso emocional e o desgaste nutricional que essa enfermidade traz. "A maioria dos pacientes oncológicos chega a nós com algum grau de desnutrição", alerta a nutricionista Ione Rodrigues, do Centro de Oncologia de Caruaru e chefe do serviço de nutrição da Unimed Caruaru.

Durante o evento, ela participará de mesa-redonda que focará os mitos e as verdades no apoio nutricional. Interessada na disseminação de orientações educacionais, ela avisa aos visitantes do Casa Saudável: "O fórum não é somente para profissionais que trabalham com os pacientes com câncer, mas também é direcionado aos cuidadores e às famílias que possuem algum parente com essa doença".

Acho importante frisar que frequentemente o tratamento do câncer, que tem melhorado cada vez mais a qualidade de vida dos portadores, tem o lado ruim de afastar os pacientes da comida. Enquanto alguns perdem o olfato, outros ficam com o paladar alterado ou reclamam do gosto metálico persistente na boca. O desconforto é uma realidade, e o desinteresse por se alimentar pode comprometer o processo de recuperação. É por isso que o acompanhamento nutricional se faz absolutamente necessário.

E ainda tem o fato de o próprio tumor desnutrir o paciente, sabia? Pois é, fiquei surpresa quando Ione me disse isso. "Isso acontece por causa do hipercatabolismo, que acaba levando à desnutrição", explica a nutricionista, membro da equipe do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe), que promove o evento. Ela ainda ressalta que, entre as neoplasias que mais favorecem a carência alimentar, estão o câncer gastrointestinal (inclui o de estômago, o de intestino e o de fígado) e o câncer de cabeça e pescoço.

"Este último geralmente leva a uma dificuldade de o paciente engolir e mastigar, o que favorece uma nutrição desequilibrada", diz Ione. Ih... Já ia me esquecendo de informar que paralelamente ao 1º Fórum de Nutrição em Oncologia, será realizado o 3º Fórum de Enfermagem e Farmácia Oncológica. Juntos, os dois eventos se completam e trarão novas técnicas e tipos de tratamento nas três especialidades, reunindo profissionais de todo o País, especialmente do Nordeste.

Dessa maneira, entre 8h e 18h, serão realizadas quatro mesas-redondas e 17 palestras sobre temas como quimioterapia, biossegurança, radioterapia, transplante de medula óssea e cuidados paliativos com enfoque na dor.

Serviço:

1º Fórum de Nutrição em Oncologia e 3º Fórum de Enfermagem e Farmácia Oncológica

Data: 21/8/2010

Horário: Das 8h às 18h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Auditório Tabocas

Informações e inscrições: 3423-1300 / 3414-7600