Tour pelo pulmão gigante, no Recife, acaba amanhã

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/07/2010 às 21:37

Ainda dá tempo de ver o pulmão gigante que está no Parque da Jaqueira. O inflável de 190 metros quadrados reproduz, de fato, o orgão e fica até amanhã (1º/8) no local. A instalação faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Trata-se de uma ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de vários países. Legal é que as pessoas que estão indo ao Parque da Jaqueira podem fazer um passeio pelo interior do pulmão gigante.

"A ideia do evento é divulgar as doenças respiratórias e mostrar que há tratamento para elas", diz a médica Marília Montenegro Cabral, presidente da Sociedade Pernambucana de Pneumologia e Tisiologia.

Segundo ela, a ação é superimportante. "Queremos mostrar a relevância de se procurar um médico pneumologista para que haja um bom encaminhamento e, dessa maneira, seja feito um diagnóstico precoce".

Durante o tour pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, o visitante pode conhecer todas as particularidades do órgão, como também os principais problemas que o atingem. Em Pernambuco, Marília informa que a asma, a tuberculose e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais doenças respiratórias. "A asma é a mais comum dessas enfermidades e atinge cerca de 15% da população do Recife", revela.

Como não poderia ser diferente, os especialistas que estão pelo parque chamam atenção para o tabagismo e as suas consequências. Afinal, as tragadas abrem portas para uma série de doenças crônicas. Acredite: cerca de 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar.

E mais: os fumantes que passam pelo Parque da Jaqueira e desejam abandonar o cigarro estão recebendo dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco. Ah, vale dizer que o passeio pelo pulmão gigante é gratuito e acontece das 8h às 18h. Vá lá! É, no mínimo, curioso. Quer saber mais? Ligue: 0800 616218.